Clique aqui!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 anos sem Renato Russo; veja curiosidades sobre o líder da Legião Urbana


Renato Russo era o nome artístico de Renato Manfredini Júnior, nascido no Rio de Janeiro, no dia 27 de março de 1960. À frente da Legião Urbana, Renato foi um dos principais cantores e compositores durante o estouro do rock brasileiro nos anos 80, registrando clássicos daquela década como Faroeste CabocloQue País É Esse?Pais e FilhosHá Tempos, entre tantos outros.A banda nasceu em 1982, logo após o fim do Aborto Elétrico - grupo punk que também deu origem ao Capital Inicial

No início, as canções de Renato eram recheadas de críticas sobre a sociedade brasileira. Exemplos claros disso eram as faixas Geração Coca-ColaSerá e Índios. Mas o diferencial da Legião era que além das letras de protesto, o grupo se permitia falar sobre amor, como em Ainda é CedoQuase Sem Querer e Eduardo e Mônica.  Justamente por essa dualidade não era difícil ser embalado pelas melodias da banda.

Em 1989, Renato Russo foi diagnosticado como soropositivo. Apesar disso, a banda seguiu carreira e só foi parar sete anos depois. O último álbum da Legião Urbana foi A Tempestade Ou O Livro dos Dias, lançado em outubro de 1996. Apenas 21 dias após o lançamento do disco, (dia 11 de outubro), Renato faleceu em seu apartamento no Rio de Janeiro. 

Com sua morte, estava decretado o término da Legião Urbana.Mesmo com o fim, a Legião ainda é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. Renato é venerado como um dos mais importantes compositores do rock brasileiro e conta com uma verdadeira legião de fãs, que mantém viva a apreciação da banda, considerada por muitos a mais importante de todos os tempos no Brasil. 


Uma prova de sua relevância para a música brasileira foi o Concerto Sinfônio Legião Urbana, organizado na edição deste ano do festival Rock in Rio e que reuniu grandes nomes como Herbert ViannaPittyRogério Flausino (Jota Quest) e Dinho Ouro Preto do Capital Inicial. 

Algumas curiosidades:


  • Em 2001, foi publicado o livro Sempre Há uma Luz, pela editora DPL, psicografado por Sérgio Luís, o qual consiste em um suposto relato de Renato Russo sobre sua "passagem para o plano espiritual".
  • A Rede Globo contou a história de Renato Russo no especial "Por Toda a Minha Vida", apresentado pela atriz Fernanda Lima.
  • Em novembro 2009, Renato Russo pela primeira vez no cinema , 42° cinema no Festival de cinema brasileiro em Brasília . “ Rock Solidário – O Filme” Curta metragem dirigido por Rogério Águas . No filme tem participação do Murilo Lima, Loro Jones, Carmem Mandredini, Giuliano Manfredini e Sepultura de Brasília, produzido por Gilsa Camilo e Cleuberth Choi. O filme alimentou em uma semana mais de 700 mil visitas a pagina dos Rockeiros ( www.themultiverse.com.br) , publicado no Correio Braziliense em Brasília.
  • No dia 27 de março de 2010, o cantor faria 50 anos. A MTV fez homenagens a ele, apresentando uma entrevista onde Zeca Camargo fez várias perguntas a Renato Russo.
  • Em junho de 2011 iniciaram as filmagens do longa-metragem Somos Tão Jovens, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura. Esta cinebiografia musical terá como placo de fundo a cidade de Brasília nos anos de 1976 a 1982, e retratará a adolescência do cantor que sonhava em se torna o líder de uma grande banda de rock.
  • Em 2011 começou a adaptação da música "Faroeste Caboclo" para o cinema. A música conta a saga de João do Santo Cristo, que deixa Salvador em busca de uma vida melhor e vai para Brasília, onde acaba se envolvendo no tráfico de drogas. Nesse contexto, ele conhece Maria Lúcia e se apaixona. Mas o amor deles é ameaçado por sua disputa com Jeremias, um outro traficante da área. Os atores Fabrício Boliveira e Isis Valverde serão os protagonistas. A música virou roteiro de cinema a partir da adaptação de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus". O roteirista Marcos Bernstein também trabalhou na adaptação. A previsão é de que o longa chegue aos cinemas no segundo semestre de 2011. A canção "Faroeste caboclo" foi composta em 1979, na fase da carreira de Renato Russo conhecida como "trovador solitário", mas acabou fazendo sucesso ao ser incluída no disco "Que país é este", lançado pelo Legião Urbana de 1987.

Renato Russo foi um dos mais expressivos representantes da juventude no Brasil. Além da sua voz ativa como cidadão, ele também representou os homossexuais com uma bela história. Renato Russo foi e é a expressão dos sentimentos de revolta contra a sociedade regida pelos ditos "bons modos" e mostrou para o mundo que o desconcertado pode ser muito mais belo do que o que foi engessado pelos conservadores. Com certeza ele sempre será lembrado e as suas letras continuarão a ser o hino da juventude no Brasil.


CANTORES FAZEM HOMENAGEM À RENATO RUSSO NO ROCK IN RIO 2011.

CONFIRAM A MÚSICA QUE FOI DESCOBERTA APÓS O FALECIMENTO DO CANTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário